quinta-feira, 13 de maio de 2010

AMD um padrão para os 64 bits.

No período de 2001 a 2006 as empresas já fabricavam processadores com transistores tão pequenos (tecnologia de 0.13μm) que tornou-se muito difícil aumentar o clock por limitações físicas, principalmente porque o calor gerado era tão grande que não podia ser dissipado pelos resfriadores convencionais.

Intel e AMD desenvolveram suas próprias arquiteturas 64 bits, contudo, somente o projeto da AMD (x86-64 AMD64) foi vitorioso.
Com o sucesso do Athlon 64, o primeiro processador de 64 bits, as duas empresas criaram um acordo no uso desta arquitetura, onde a AMD licenciou a Intel para o uso do padrão x86-64. Logo, todos os modelos de processadores 64 bits atuais rodam sobre o padrão x86-64 da AMD.


O que virou um padrão também nesta época foi o fato das duas empresas criarem nomes 2 nomes diferentes para seus processadores indicando o seu público alvo, a Intel nomeu os seus processadores top de linha como Pentium, e sua linha que possuia menor desempenho, porém custo também bem inferior foi chamado de Celerom, a AMD seguindo a mesma linha lança seu Athlon como top e Sempron para os processadores econômicos.
Curiosidade a parte o nome não se refere a aquitetura e sim ao desempenho, alguns celerons eram Pentiuns que não alcaçaram o desempenho esperado por algum problema na fabrição, o mesmo se repete com a Intelr

Nenhum comentário:

Postar um comentário