sexta-feira, 21 de maio de 2010

Começando ...

Antes de comerçarmos a história evolutiva, vamos conhecer um pouco sobre o que é um processador, o que ele faz e como é composto!
Um computador pode ser divido em três partes: processador, memória e dispositivos de entrada e saída.
Entenda como dispositivos de Entrada e Saída (E/S) qualquer dispositvo usado para armazenar informações ou inserir informações no computador, como: disco rígido(HD),pen-drives, teclado, mouse, monitor, etc. A memória é a memória RAM, uma memória com velocidade de acesso bem maior que a dos dispositivos de E/S, o que é essencial para que o processador possa executar suas tarefas, sem perda de tempo esperando o acesso a dados necessários ao processamento. E finalmente o processador, que é responsável por executar calculos, decisões logicas e todas instrucões de como os dispositivos devem agir (como gravar, ler ou exibir informações) , por isso que os processadores são geralmente referênciados como cerebro das máquinas.

Para entender melhor, suponha que você queira que o seu computador execute um programa qualquer. Um programa consiste em uma série de instruções que o processador deverá executar para que a tarefa solicitada seja realizada. Para isso, o processador transfere todos os dados necessários à execução, de um dispositivo de entrada e/ou saída - como um disco rígido - para a memória. A partir daí, todo o trabalho é realizado e o que vai ser feito do resultado depende do programa. O processador pode ser orientado a enviar as informações processadas para o HD novamente ou para uma impressora, por exemplo, tudo depende das instruções com as quais lidar.

O processador é um chip de silicio que possui milhões de transistores microscópicos, que são responsáveis pelos calculos desempenhados pelo processador. Veja a foto a seguir :
Observe o núcleo do processador, ele é uma parte de uma pastilha de silicio na qual foram fabricados de uma só vez vários processadores.
Mas não foi sempre assim, vamos acompanhar como foi esse desenvolvimento e suas maiores evoluções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário